top of page

FIG 2024 | O 32º Festival de Inverno de Garanhuns foi oficialmente lançado

O evento será realizado de 11 a 28 de julho e contará com mais de 20 polos de cultura distribuídos pela cidade.


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou detalhes da 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). As informações foram repassadas durante uma solenidade realizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. O FIG ocorrerá de 11 a 28 de julho e contará com mais de 20 polos de cultura, oferecendo atrações de todo o país, abrangendo diversas linguagens como música, teatro, cinema, fotografia, dança, cultura popular, circo, gastronomia, entre outras. O 32º FIG é realizado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, com o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Empetur, e do Ministério do Turismo.


A programação dos demais polos e a formatação do evento serão divulgadas com 30 dias de antecedência, algo inédito na história do festival. A programação gratuita ocorrerá em praças, parques, teatros, na catedral, vias públicas e diversos outros espaços da cidade. Este ano, o evento homenageará dois pernambucanos: o cantor e compositor Reginaldo Rossi e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.


Como novidade em 2024, a Prefeitura promoverá ações de literatura no Parque Luiz Carlos de Oliveira, localizado na Boa Vista. O parque, inaugurado em dezembro do ano passado, receberá o ‘Espaço da Palavra’, anteriormente denominado ‘Praça da Palavra’, que funcionava na Praça da Fonte Luminosa. A Galeria Galpão também funcionará em um novo endereço, recebendo exposições de fotografia, artes visuais e ações de gastronomia na Escola Municipal Padre Agobar Valença, situada na Avenida Caruaru.


A secretária municipal de Cultura, Sandra Albino, destacou a importância do investimento da Prefeitura de Garanhuns para manter a tradição do FIG como um evento multicultural que fomenta a cadeia produtiva em Pernambuco. “Garanhuns vivenciará 18 dias de uma programação à altura do FIG e da cultura pernambucana. Vamos proporcionar o maior, melhor e mais intenso Festival de Inverno, movimentando milhares de artistas, produtores e fazedores de cultura em nosso Estado”, afirmou.


**IDENTIDADE VISUAL** - A identidade visual do 32º Festival de Inverno de Garanhuns é assinada pela pintora e ilustradora Bella Galvão. Seu trabalho transita entre o figurativo e o abstrato, reunindo elementos de sua formação pessoal e das manifestações culturais nordestinas. Para o FIG, a proposta envolve um contraste de cores que remetem ao frio e à flora, com estampas e elementos influenciados pela tropicalidade brega de Rossi.


**MÚSICA** - Além da Praça Mestre Dominguinhos, outros polos abrigarão apresentações musicais, como o Palco Estação no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que contará com apresentações intimistas, o Palco Pop e o Palco Forró Zé da Macuca, na Rua Maria Ramos (próximo ao Terminal Rodoviário), e o Palco Instrumental Paulo Rafael, no Parque Ruber van der Linden.


**CULTURA POPULAR** - O Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna reunirá, de 19 a 27 de julho, atrações de diversos municípios pernambucanos, incluindo Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Mestre Galo Preto, a Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho, o Cavalo Marinho Boi Pintado e o Caboclinho Canidé de Goiana.


**CASA DOS SABERES** - Diversas oficinas serão promovidas na Casa dos Saberes, localizada na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). O espaço contemplará, por meio da formação, diversas linguagens artístico-culturais como música, audiovisual, fotografia, gastronomia, entre outras.


**VIRTUOSI NA SERRA** - Na Catedral de Santo Antônio, a música erudita terá espaço com o XVII Virtuosi na Serra, que contará com programação de 19 a 27 de julho. Este polo será retomado na Igreja Matriz, após um ano afastado do FIG, e conta com a curadoria de Ana Lúcia Altino.


**SESC E SEBRAE** - No Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc-PE, será promovida uma série de ações voltadas para as linguagens de audiovisual, dança, teatro adulto, alternativo e infantil. No Parque Euclides Dourado, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) será mantida para a realização de mais um ano do Armazém das Artes e Negócios, com um espaço destinado à comercialização de produtos do artesanato pernambucano.

留言


bottom of page